sábado, 25 de agosto de 2012

SEMANA DO ESTUDANTE 2012

   Aconteceu de 13 a 17 de agosto a SEMANA DO ESTUDANTE, foi um evento diversificado e com a participação de todos tivemos manhãs e tardes descontraídas para nossos alunos.


  APRESENTAÇÃO E INSTRUÇÃO DE TÊNIS DE MESA REALIZADO POR 
FÁBIO MATOS E LEONARDO PINHEIRO.

  O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores.
   Dentro dos principais objetivos da prática desportiva, destacamos a saúde no seu significado de bem-estar físico, mental e social como objetivo chave no processo de ensino-aprendizagem do tênis de mesa nas escolas. 




   JEFERSON FALANDO UM POUCO DO JONGO, CULTURA DA CIDADE DE GUARÁ.

   A escola recebeu o Jeferson, coordenador do Jongo da cidade de Guaratinguetá explicando a origem do Jongo, de seu processo de resistência cultural e de sua importância histórica para os dias de hoje, como patrimônio histórico imaterial.

   O Jongo é descendente direto das danças dos africanos, que vieram em grande número do Congo e de Angola, para trabalhar nas fazendas de café do Vale do Paraíba durante o século 19. Nos tempos de cativeiro, os escravos reuniam-se, quando lhes era permitido, para cantar e dançar ao som de tambores. Trocavam entre si versos (chamados de ponto) em linguagem metafórica - para que pudessem se comunicar sem serem compreendidos.

   No estado de São Paulo, o Jongo é praticado principalmente por ocasião das festas juninas e das celebrações do dia 13 de maio. No Jongo do Tamandaré (bairro da cidade de Guaratinguetá, a 175 quilômetros de São Paulo), a dança é realizada por um casal que evolui sem se tocar, no sentido anti-horário no meio da roda formada pelos outros participantes.
 

   PROFESSOR CELSO PEREIRA ENSINANDO O JOGO DE XADREZ

   O xadrez tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e consequentemente amadurecê-la. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. Não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectuale social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, no aprendizadoglobal do aluno.
http://www.unifal-mg.edu.br/icsa/xadrez


 

OLIVEIRA, COORDENADOR DO PROJETO HIP HOP DA CIDADE DE GUARATINGUETÁ

   O objetivo do Hip Hop é orientar e informar sobre o uso de drogas, envolvendo os jovens da escola nas ações de prevenção de uma forma diferenciada utilizando os cinco elementos da cultura hip hop: dança, música, grafite, MC e o conhecimento.
   O foco é o Hip Hop contra drogas e as atividades visam promover a aproximação de todos com tema e fortalecer ações de enfrentamento ao consumo de drogas.
   http://www.guaratingueta.sp.gov.br/novo/index.php?&ref_noticia=28244

  
   JOEL PINHO APRESENTANDO JIU JITSU E MMA,  
uma manhã interessante para os alunos.
    


   JOSÉ ANTÔNIO apresentando a capoeira Cordão de Ouro.

  


TARDE DE JOGOS...

  


Fechamos a nossa semana com um animado SARAU DE BANDAS,
coordenado pelo professor Abrahann

   

OLIMPÍADA ESCOLAR 2012

    Na semana de 06 a 10 de agosto aconteceu a OLIMPÍADA ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2012 - Categoria Infantil - Fase Diretoria de Ensino.
    Os jogos aconteceram na E. E. “Francisco Augusto da Costa Braga. 
  Foi uma semana descontraída para os alunos das turmas de treinamento das professoras Cleide e Liliane.
   

domingo, 12 de agosto de 2012

ATENÇÃO PROFESSORES - Inscrição atribuição classes/aulas/2013

Para realizar a inscrição prévia para o processo de atribuição de classes/aulas e para realização de prova da avaliação o interessado deverá observar o que se segue:
Período de inscrição: 01/08/12 a 17/09/12
Período de Confirmação da Inscrição: 01/08/12 a 19/09/12
Período de solicitação de acertos: até 19/09/12
Solicitação de acertos até 10/09: atendimento antes da classificação
Solicitação de acertos após  10/09: atendimento após publicação da classificação, no prazo de atendimento a recursos.
I – CANDIDATO INSCRITO OU CADASTRADO EM 2012:
a) aquele que não está vinculado a alguma escola deverá entrar no SITE do GDAE, clicar em inscrição para atribuição de classes e aulas e confirmar os dados de sua inscrição 2012. Se houver correções a serem feitas, não confirmar a inscrição. Solicitar no espaço disponível o(s) acerto(s) necessário(s) e entregar na Diretoria de Ensino o documento comprobatório da solicitação
b) aquele que está vinculado a alguma escola o mesmo procedimento deverá ser feito, mas a análise do pedido de acerto, quando necessário, será feito pelo Diretor.
II  – CANDIDATO A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA SEM INSCRIÇÃO OU
CADASTRO EM 2012
Deverá comparecer a Diretoria de Ensino, situada à Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 27, Centro, Guaratinguetá no seguinte horário:
Manhã: das 09:00 às 12:00 horas
Tarde: das 14:00 às 17:00 horas
PODERÁ SE INSCREVER :
  1 – Portador de licenciatura Plena e/ou curta;
  2 – Bacharel e Tecnólogo de nível superior;
  3  – Alunos de curso devidamente reconhecido de licenciatura plena,  em qualquer semestre;
 4  - Alunos de curso de bacharelado/tecnologia de nível superior, em qualquer semestre;
 5 – Portador de diploma de curso Normal/CEFAM ou outra habilitação para séries iniciais do Ensino Fundamental;
6 – Portador de licenciatura plena ou curso Normal/CEFAM e possuir  curso de especialização, aperfeiçoamento, extensão cultural, treinamento, atualização ou comprovante de experiência docente de, no mínimo, 3 anos em instituições especializadas, na área  de excepcionalidade de Educação Especial;
7  – Portador de licenciatura plena ou curso de nível médio com habilitação em Magistério e certificado de conclusão de curso de LIBRAS de, no mínimo, 120 horas; certificado de proficiência em LIBRAS, expedido pelo MEC; habilitação ou especialização em Deficiência Auditiva/Audiocomunicação com carga horária de LIBRAS.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1 – Xerox do CIC e RG (Carteira de Habilitação – CNH, não substitui o RG);
2 – Xerox do Histórico Escolar;
3 – Xerox do diploma devidamente registrado para os candidatos que concluíram o curso em 2010;
4 – Contagem de tempo de serviço em escola pública do Estado de São Paulo – Data limite: 30/06/2012
5  – Aluno: comprovante de matrícula em 2012, atualizado, explicitando o ano/semestre em que está matriculado e de quantos semestres é composto o curso
6 – Xerox do Certificado de aprovação em concurso público para professor da SEE
7 – Xerox do Diploma de Mestre e/ou Doutor (se for o caso), acompanhado do Histórico Escolar.

SITE DA INSCRIÇÃO:  http://drhunet.edunet.sp.gov.br/portalnet/

REUNIÃO DE PAIS - 2º BIMESTRE - 08-08-2012

   Na noite do dia 08 de agosto de 2012 aconteceu a reunião para entrega de boletins do 2º bimestre.     Aproveitando a presença dos responsáveis, a escola promoveu uma palestra com o tema "UMA CONVERSA COM OS PAIS", sob a responsabilidade da professora e psicóloga Rosemeire Guimarães. Foi uma noite diferente, proveitosa e que contribuiu para efetiva parceria entre família e escola.