EE Conselheiro
Rodrigues Alves / CEL 2014
Nome: Daniela
Sávio Medina
Alunos: Nível II,
3º Estágio
Tempo de Duração:
8 aulas
Expectativas de
Ensino Aprendizagem: Viagem
- Apropriar-se do sistema linguístico da língua espanhola,
privilegiando situações reais de comunicação.
- Compartilhar experiências de viagens anteriores e
organizar futuras, decidindo acerca de alojamento, transportes, passeios.
- Interagir oralmente ou por escrito em situações de viagem
( estações de ônibus, aeroportos, taxis, hotéis, etc) utilizando dados de localização em diferentes
contextos espaciais ( campo, cidade, praia), levando em conta graus de
formalidade, em diferentes contextos socioculturais.
Objetivo Geral:
Conhecer léxicos e
pontos turísticos partindo de situações reais de viagem.
Los Viajes
Nesta
Unidade a professora trabalhará o assunto acerca de viagens explorando diversos
textos autênticos bem como: folhetos de informação turística, ou de propaganda,
formulários de contratação de serviço turístico – traslado de hotel/ aeroporto,
cartão postal, informação turística - Madrid, Machu Picchu, Buenos Aires,
textos sobre os mochileiros e como se comportam os jovens espanhóis. O verbo no futuro do Indicativo será um
tópico central desta unidade.
A
professora inicia esta unidade fazendo perguntas pessoais para os alunos bem como: Quem gosta de viajar?/ quem já
viajou de trem, avião, barco?/Qual o lugar que gostariam de conhecer? É
importante ressaltar que a participação oral dos alunos foi unânime, pois esse
assunto é de grande interesse de todos ainda que, não tenham experiências
significativas neste sentido.
Após esta
atividade a professora lê com os alunos um texto chamado “Filosofia de um
mochileiro” que relata a história de jovens que saem pelo mundo com o objetivo
gastar pouco dinheiro conhecendo culturas e costumes distintos. Esse
comportamento e atitude são bem típicos dos jovens do século XXI.
Após a
leitura e explicação do texto a professora passa para os alunos um vídeo em
espanhol com depoimentos de alguns mochileiros,
a fim de compreender melhor esta
aventura. Esta atividade explora bastante a compreensão auditiva .
Depois
de muito explorar o vídeo e texto, a professora trabalha léxicos sobre viagens (
aeroporto, hotéis, lugares, entre outros), estes encontrados no livro “Sin
Frontera”, material utilizado pelos alunos do CEL.
Para finalizar o trabalho a professora divide
a sala em grupos e pede a seus alunos que apresentem um seminário em espanhol como
se fossem representantes de uma agência de turismo. A estrutura do trabalho é
passada no quadro e explicada pela docente. Os alunos deverão, no seminário
apresentar preços de hotéis, passagem aérea, pontos turísticos e elaborar um
panfleto de divulgação ( propaganda) da própria agência e entregar para todos os
alunos da sala.
Após a
apresentação dos seminários a professora aplicará uma prova auditiva que é um
episodio em espanhol. Este episódio (Vídeo) relata a história de uma moça que vai
até a uma agência de turismo comprar um
pacote de viagem promocional para presentear
seu namorado. Os alunos deverão assistir 3 vezes o episodio e a partir
daí efetuarem exercícios objetivos e dissertativos referentes aos assuntos
abordados.
É
importante ressaltar que será explorado nesta unidade os verbos no” Futuro”.
Os alunos
efetuarão todas as atividades propostas pela professora e finalizarão o assunto
com uma avaliação escrita abordando os conteúdos estudados bem como: verbos no
futuro, textos, vocabulários e outros.
Avaliação
A avaliação será objetiva e dissertativa, além da
prática oral que será a apresentação do seminário.